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Optar por um curso à distância possibilita flexibilidade de horário, mas também exige dedicação - Zero Hora

     Está enganado quem pensa que, ao escolher um curso à distância, poderá dedicar menos tempo aos estudos. Optar por essa modalidade dá, sim, maior flexibilidade de horário para o estudante, mas não exige menos dele.
     Não é preciso necessariamente nascer sabendo como ser um aluno à distância, pode-se aprender a sê-lo. A secretária de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mára Lúcia Fernandes Carneiro, conta que uma das disciplinas que ela ministra nos cursos EAD da universidade tem justamente o objetivo de ensinar os alunos a se adaptarem ao modelo. Na Instrumentalização para o Ensino à Distância, os estudantes aprendem a usar o ambiente virtual e a fugir do esquema natural de navegação da internet, que leva de um link a outro. É geralmente neste momento que Mara ensina seu mantra: "É preciso saber ler, ler tudo e ler até o fim". Isso significa que o aluno não deve passar os olhos em um texto e sentenciar que não o compreendeu. É preciso ler com atenção, com foco e até o fim [...].

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    Mais uma boa notícia para aqueles que necessitam estarem conectados a qualquer momento em qualquer lugar. Leia:

Acesso a céu aberto

     Já imaginou poder sentar em um banco de praça e conectar gratuitamente seu computador ou celular? Pois essa hipótese está mais próxima de se tornar realidade nos primeiros 163 municípios brasileiros que se tornarão “Cidades Digitais”. O pregão do edital, lançado pelo Ministério das Comunicações em fevereiro, pode acontecer ainda este mês.

     Nessas localidades, além de acesso gratuito em praças, a tecnologia sem-fio conectará órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como escolas, bibliotecas, telecentros, pontos de cultura, postos de saúde, hospitais e delegacias. Com isso, fica mais fácil promover teleconferências, teleaulas, televigilância e telemedicina (envio de exames para médicos especialistas). “É um projeto inovador, de cunho social relevante”, explica o coordenador de Projetos Especiais do ministério, Carlos Paiva.

      Em alguns municípios, como Belo Horizonte (MG), Tiradentes (MG), Barbacena (MG), Ouro Preto (MG), Piraí (RJ), Rio das Flores (RJ), Tauá (CE), Aparecida do Norte (SP), Parintins (AM), Garanhuns (PE), Caetés (PE), Santa Cecília do Pavão (PR), Silve (AM) e Barreirinhas (MA), já foi implantado o projeto piloto das Cidades Digitais, com grande sucesso.
         “A vida da população nas cidades que já implantaram o projeto melhorou bastante com a utilização do ensino a distância, acesso a pesquisas, cursos profissionalizantes virtuais, telemedicina e as demais atividades”, disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

            Entre os critérios adotados na distribuição das 163 novas cidades digitais, está o atendimento preferencial a localidades com características sociais, econômicas e culturais voltadas para o turismo, para a polarização de negócios e para o ensino. O índice de vulnerabilidade social também foi levado em conta.

             PNBL – A criação das Cidades Digitais segue as metas do recém-aprovado Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) de disseminar redes Wi-Fi associadas a pontos de acesso coletivo. “Dada sua simplicidade e relativamente baixo custo, os equipamentos de ponto de acesso de redes Wi-Fi tem grande capacidade multiplicadora de conectividade”, descreve o PNBL.


Foto: Cidades Digitais – Fabrício Fernandes – Ascom MC

Fonte: http://www.mulherescomdilma.com.br/?p=4352

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"Muito além do preconceito: 
ensino a distância será modalidade do futuro."

 Para especialista, dúvidas em torno do ensino a distância é algo muito mais cultural do que qualquer outra coisa.

     Muitos estudiosos, pedagogos, e os próprios alunos já estão se questionando se o modelo padrão de ensino realmente é o melhor. Ainda, em relação ao ensino a distância, é um tanto quanto contraditório as pessoas nutrirem preconceito se as ferramentas utilizadas por essa modalidade de ensino são as mesmas usadas no dia a dia, tanto da vida profissional quanto pessoal.
      Ou seja, usamos o computador e a internet, com todos os seus recursos, como vídeos e chat, rotineiramente. Assim, se já estamos acostumados e completamente adaptados a esses recursospor que, então, não aceitamos o ensino a distância, que utiliza os mesmos itens?
      Olhando para o futuro, Stavros acredita que o modelo de ensino que vingará terá um formato misto. Ou seja, parte a distância e parte presencial. Os alunos usarão o espaço virtual para se preparem antes do encontro com os professores. Assim, quando estiverem na sala de aula, a troca de conhecimento será muito mais intensa e a experiência, muito mais rica do que é atualmente.
       Os mitos que rondam o ensino a distância: Vale pontuar, porém, que existe alguns mitos sobre o ensino a distância. Primeiro, ele não é para qualquer um. É importante que o interessado tenha consciência que essa modalidade exige um perfil específico. Ou seja, uma pessoa que tem a capacidade de sentar na frente de um computador e se dedicar ao estudo.
Além disso, o ensino a distância não é tão flexível quanto se pensa. Existe um calendário de atividades e é preciso comparecer  para a realização de provas. “O que falam sobre ser a qualquer hora e em qualquer lugar, é relativo”, diz Stavros.
        Os cuidados: Caso tenha decidido por um curso na modalidade a distância, vale observar algumas dicas. Na hora da escolha, veja se a instituição é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Qualquer modalidade de ensino deve ser reconhecida pelo MEC para que o diploma tenha validade. Analise atentamente as disciplinas e o conteúdo programático. Certifique-se de que você terá um tutor e muita atenção ao material.
Ainda, verifique se há suporte técnico e as credenciais da instituição. Ou seja, se é reconhecida pelo mercado."
Não há dúvida de que todos os profissionais que buscam o sucesso precisam estar sempre preocupados com qualificação. Porém, será que todas as formas de capacitação são reconhecidas pelo mercado? O ensino a distância, por exemplo, ainda gera muita desconfiança sobre sua real eficácia. Mas, será que isso é puro preconceito ou realmente é uma modalidade de ensino menos eficiente?
           Para o diretor da FGV Online, Stavros Xanthopoylos, as dúvidas em torno do ensino a distância é algo muito mais cultural do que qualquer outra coisa. Cultural, pois a sociedade é bastante resistente às mudanças de uma forma geral. Porém, conforme pontua o diretor, já existe um grande questionamento em torno do tradicional método ensino, ou seja, sala de aula, alunos e professor.

Fonte:       Portal Administradores.com
Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/noticias-academicas/muito-alem-do-preconceito-ensino-a-distancia-sera-modalidade-do-futuro/55623/

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Tecnologia e Educação:

 Educação a distância 


      Azevedo comenta em seu artigo que relatos de experiências e pesquisas revelam que a educação a distância permite e estimula o desenvolvimento da autonomia do aluno. "E a educação a distância online, via Internet ou por meio de redes corporativas, permite e estimula, além desta, o desenvolvimento de competências para o trabalho e a aprendizagem colaborativos. Estes aspectos exibem a produtividade pedagógica da distância na educação online", complementa.

       Sobre a interação virtual, Wilson de Azevedo explica que os alunos e professores da educação a distância formam laços afetivos e desenvolvem uma vida comunitária online. As turmas do ensino a distância formam comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. Os alunos se apoiam e contribuem para a aprendizagem uns dos outros, compartilhando indagações, dúvidas, questionamentos, opiniões ou informações.



Fonte: http://www.benoliveira.com/2010/06/tecnologia-e-educacao.html

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Educação a distância vale a pena?

     De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino. Para avaliar se isso é puro preconceito, veja o que é mito e verdade nessa área.

   Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786.718 matriculados, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas. Assim, quem é de Ribeirão Cascalheiras, a 900 quilômetros de Cuiabá, por exemplo, pode se formar em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que mantém um polo na cidade.
As experiências no ensino a distância por aqui começaram no início do século 20, com cursos profissionalizantes por carta, rádio e, mais tarde, pela TV. Só com a internet e a banda larga, eles se tornaram viáveis na graduação e na pós.

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml



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